Dia do Professor / 2011

Dia do Professor / 2011
EMF Cecilia Meireles

segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE




 Tivemos uma conversa com a Ju, sobre a importância do cuidado com os animais de estimação. Da adoção de cães e gatos e conhecemos a Brisa, uma cadela que foi abandonada junto com seus irmãos ainda filhotes. A Brisa foi adotada pela Ju e fez vários truques para as crianças que puderam fazer carinho nela, coisa que ela adora .




 As crianças ficaram encantadas com a Brisa!




 A prof. Siomara, mais conhecida como a professora verde, conversou com as turminhas da educação infantil na pracinha, sobre a importância de cuidarmos bem do nosso ambiente, no caso, o ambiente mais próximo para começarmos é a nossa escola, nossa pracinha.


A turminha então foi convidada a fazer o plantio de flores e criar um jardim na pracinha..











" A criança Precisa reconhecer, desde cedo, seu pertencimento à natureza, sentir-se parte integrante dela e não um dominador."



Todos participaram do plantio e se comprometeram em cuidar, regar...



. Se quisermos que as próximas gerações respeitem a natureza e cuidem do planeta Terra, é importante incluir agora no currículo da educação infantil o estudo da natureza e da interdependência entre o ser humano e o ambiente



Vital Didonet

terça-feira, 4 de junho de 2013

BRINCAR E APRENDER






 BRINCAR É  O MUNDO DA CRIANÇA, É ATRAVÉS DELE QUE ELA SE MANIFESTA.




BRINCANDO A CRIANÇA DESCOBRE O MUNDO, APRENDE E SE DESENVOLVE.






 BRINCANDO ELA COMEÇA A ENTENDER COMO AS COISAS FUNCIONAM, O QUE PODE E NÃO PODE SER FEITO.







BRINCAR ESTIMULA A CURIOSIDADE, A AUTOCONFIANÇA E A  AUTONOMIA. 







A BRINCADEIRA CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E OFERECE OPORTUNIDADES DE REALIZAR ATIVIDADES COLETIVAS 








 BRINCAR É TÃO IMPORTANTE PARA A CRIANÇA COMO TRABALHAR É PARA O ADULTO.






QUANDO A CRIANÇA BRINCA BUSCA SENTIDO PARA A SUA VIDA.



 PIAGET DIZ QUE A ATIVIDADE LÚDICA É O BERÇO OBRIGATÓRIO DAS ATIVIDADES INTELECTUAIS DA CRIANÇA.




 A FALTA DE BRINCADEIRA PODE DEIXAR SEQUELAS COMO COMO DIFICULDADES EM SE RELACIONAR, MEDOS E FRUSTRAÇÕES.





 BRINCANDO A CRIANÇA EXPERIMENTA O PRAZER DE COMO É BOM SER CRIANÇA.



BRINCAR É ENTRETER-SE, DIVERTIR-SE E  SE DISTRAIR.



MUITAS VEZES OS PAIS NÃO PERMITEM QUE SEU FILHO PASSE POR TODAS AS ETAPAS DO SEU DESENVOLVIMENTO...

 ELES EXIGEM ORGANIZAÇÃO, POR ACHAREM QUE ESTÃO CONTRIBUINDO PARA A MATURIDADE DA CRIANÇA REFERENTE A ALGUNS COMPORTAMENTOS COMO O DE LIMPEZA, POR EXEMPLO.





 QUANDO NA VERDADE, DEVERIAM ESTAR DIVIDINDO ESTE MOMENTO TÃO IMPORTANTE COM SEUS FILHOS...



O MOMENTO DO BRINCAR, OU SEJA, A INFÂNCIA DE UMA CRIANÇA.



 CRIANÇA INOCENTE QUE..   É CURIOSA, IMAGINA,



CHORA, SE DIVERTE, 



 SE SUJA, SE LAMBUSA,





 SONHA E SORRI, PODE TER CERTEZA QUE É MUITO FELIZ!
ESPERO QUE AS CRIANÇAS DE MINHA TURMA SEJAM MUITO FELIZES!!!!