Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente: as escolas tem o dever, a obrigação de se articular com as famílias, e os pais tem o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.
"Muitos pais vêem a escola como um benefício e não como um direito e confudem qualidade com possibilidade de uso da infraestrutura e dos equipamentos públicos. Isso de nada adianta se a criança não aprender."
Maria do Carmo Brand de Carvalho
Mães e filhos na biblioteca
O princípio do educar é acreditar na capacidade humana. Logo, toda criança tem potencial para aprender e a colaboração das famílias é um atalho para descobrir uma forma mais eficaz de cada aluno avançar, daí a importância da parceria entre família e escola.
Somos um grupo, logo, o que nos enriquece é justamente a adversidade que nos caracteriza.
Contudo por sermos um grupo, fazemos parte de uma organização social, logo, para que sejam garantidos os direitos inerentes a diversidade que nos caracteriza, pressupõem a existência de regras, além de objetivos específicos que orientam nosso fazer pedagógico.
Nosso trabalho está amparado com base nas Inteligências Múltiplas, por concebermos justamente que cada ser é único, dotado de preferências e interesses, com desejos e aptidões que se divergem tal qual sua orientação subjetiva. Assim, organizamos as propostas de modo a complementar esta diversidade, bem como possibilitá-las e estimulá-las aos que com uma ou outra não tenham tanta proximidade.
Inteligência Intrapessoal
Inteligência Interpessoal
Inteligência Sinestésico Corporal
Inteligência Musical
Inteligência Pictórica
Inteligência Linguística
Inteligência Lógico Matemática
Inteligência Espacial
Mutirão de organização da pracinha
"O envolvimento dos adultos com a educação dá as crianças um suporte emocional e afetivo que reflete no seu desempenho."
Maria Amalia Almeida
Primeira Reunião de Turma 2010
Deveres da Família:
-Ler para as crianças ou pedir para que elas leiam para eles;
-Conversar com os filhos sobre os assuntos da escola;
-Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados;
-Verificar se o material escolar está em ordem e completo;
-Zelar pelo cumprimento das regras da escola;
-Participar das reuniões sempre que convocados;
-Conversar com os professores.
Massagem mães e filhos
"Não se experimentou para a educação informal nenhuma célula social melhor que a família. É nela que se forma o caráter. Qualquer projeto educacional sério depende da participação da família; em alguns momentos apenas do incentivo; em outros, de uma participação efetiva no aprendizado ao pesquisar, ao discutir, ao valorizar a preocupação que o filho traz da escola."
(Gabriel Chalita)
Faixa Etária 4/5 anos Professora Neliza 2010