Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente: as escolas tem o dever, a obrigação de se articular com as famílias, e os pais tem o direito de ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.
"Muitos pais vêem a escola como um benefício e não como um direito e confudem qualidade com possibilidade de uso da infraestrutura e dos equipamentos públicos. Isso de nada adianta se a criança não aprender."
Maria do Carmo Brand de Carvalho
Maria do Carmo Brand de Carvalho
Mães e filhos na biblioteca
O princípio do educar é acreditar na capacidade humana. Logo, toda criança tem potencial para aprender e a colaboração das famílias é um atalho para descobrir uma forma mais eficaz de cada aluno avançar, daí a importância da parceria entre família e escola.
O princípio do educar é acreditar na capacidade humana. Logo, toda criança tem potencial para aprender e a colaboração das famílias é um atalho para descobrir uma forma mais eficaz de cada aluno avançar, daí a importância da parceria entre família e escola.
Contudo por sermos um grupo, fazemos parte de uma organização social, logo, para que sejam garantidos os direitos inerentes a diversidade que nos caracteriza, pressupõem a existência de regras, além de objetivos específicos que orientam nosso fazer pedagógico.
Nosso trabalho está amparado com base nas Inteligências Múltiplas, por concebermos justamente que cada ser é único, dotado de preferências e interesses, com desejos e aptidões que se divergem tal qual sua orientação subjetiva. Assim, organizamos as propostas de modo a complementar esta diversidade, bem como possibilitá-las e estimulá-las aos que com uma ou outra não tenham tanta proximidade.
Mutirão de organização da pracinha
"O envolvimento dos adultos com a educação dá as crianças um suporte emocional e afetivo que reflete no seu desempenho."
Maria Amalia Almeida
"O envolvimento dos adultos com a educação dá as crianças um suporte emocional e afetivo que reflete no seu desempenho."
Maria Amalia Almeida
Primeira Reunião de Turma 2010
Deveres da Família:
Deveres da Família:
-Ler para as crianças ou pedir para que elas leiam para eles;
-Conversar com os filhos sobre os assuntos da escola;
-Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados;
-Verificar se o material escolar está em ordem e completo;
-Zelar pelo cumprimento das regras da escola;
-Participar das reuniões sempre que convocados;
-Conversar com os professores.
Massagem mães e filhos
-Conversar com os filhos sobre os assuntos da escola;
-Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados;
-Verificar se o material escolar está em ordem e completo;
-Zelar pelo cumprimento das regras da escola;
-Participar das reuniões sempre que convocados;
-Conversar com os professores.
Massagem mães e filhos
"Não se experimentou para a educação informal nenhuma célula social melhor que a família. É nela que se forma o caráter. Qualquer projeto educacional sério depende da participação da família; em alguns momentos apenas do incentivo; em outros, de uma participação efetiva no aprendizado ao pesquisar, ao discutir, ao valorizar a preocupação que o filho traz da escola."
(Gabriel Chalita)
(Gabriel Chalita)
Oi, Neliza!
ResponderExcluirGostei de ver... boa aluna...rsrsr...pegaste direitinho o espírito da coisa.
Legal a forma como estás organizando o material. Bem importante as referências citadas, encaixando as fotos com a teoria.
PARABÉNS!!!
Bj,
Arabel
Oie...
ResponderExcluirAdorei!!!ficou super legal!!!!assim poderemos acompanhar a evolução deles com clareza e bem atualizada...
Parabéns pela iniciativa e organização do blog!!
Bjos