Dia do Professor / 2011

Dia do Professor / 2011
EMF Cecilia Meireles

quinta-feira, 3 de março de 2011

2011

2011 chegou na escola trazendo muitas expectativas e energias renovadas.
Eu, desafiada a trabalhar com uma faixa etária diferente, dos 4 anos, para o 4º ano. Como diz minha diretora, estudei muito e passei de "anos".
Início de ano é sempre assim... renovamos nossas forças, testamos novas possibilidades e procuramos sempre avançar no processo de evolução do nosso pensamento pedagógico.
Todas as professoras da escola Cecília iniciam o ano da mesma forma: damos um tempo para que os alunos se adaptem, se acomodem e se sintam acolhidos pela escola.
Neste período nós professoras assumimos o papel de professor organizador: Organizador de sentidos! Ou seja, tudo está em negociação.
Iniciamos no dia 21 de fevereiro, sendo que os menores da educação infantil somente no dia 28, e nestes poucos dias de aula teve gente vendo e chamando o barranco da escola como uma grande montanha e no amplo pátio se vendo em meio a selva e encontrando ovos de jibóia, tamanho é a imensidão do desconhecido que se tem à explorar.
Nos primeiros dias de aula a criança volta de um longo período de férias, onde esteve longe da escola, dos amigos e professores e há ainda, os que estão iniciando sua vida escolar. Toda essa mudança influi no estado emocional da criança, fazendo vir a tona sentimentos de ansiedade, medo e curiosidade.
Neste período de adaptação é de extrema importância criar vinculos afetivo, afim de minimizar tais sentimentos com os quais algumas crianças ainda não sabe lidar.


Logo, logo estarei postando fotos dos meus novos alunos que me encantam a cada manhã, mostrando com sua autonomia, inteligência, opinião e criatividade tudo aquilo que nós professoras de educação infantil iniciamos com nosso trabalho, bem no princípio da vida escolar destas crianças. Estou só esperando a autorização de imagens dos pais.

"A VERDADEIRA APRENDIZAGEM ACONTECE POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO, OU SEJA, QUANDO SE FORÇA O PENSAMENTO A PENSAR COISAS DIFERENTES DO HABITUAL"
GILLES DELEUSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário