O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento.
Segundo Vigotsky " É na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência."
" Na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas." (Vigostky)
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, cap. III, art. 16, inciso IV, toda criança tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
Para Cunha (1994), o brincar é uma característica primordial na vida das crianças, porque é bom, é gostoso e dá felicidade. Além disso, ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente, são outros pontos positivos dessa prática.
" Brincar é condição fundamental para ser sério."
Arquimedes
A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre a diversidade.
Neste espaço, pretendo expressar a paixão pela Educação Infantil. Registrando por intermédio de fotos, relatos ou comentários as experiências que vivenciamos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles de Novo Hamburgo, que atende turmas de 4 e 5 anos. Pretendo registrar aquilo que acredito ser verdadeiramente importante e significativo para nossas crianças, que cada dia mais cedo estão frequentando o ambiente escolar.
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