Dia do Professor / 2011

Dia do Professor / 2011
EMF Cecilia Meireles

domingo, 30 de março de 2014

Brinquedo Livre

 O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento.
 Segundo Vigotsky " É na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência."
 " Na brincadeira que se pode propor  à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas." (Vigostky)
 De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, cap. III, art. 16, inciso IV, toda criança tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
 Para Cunha (1994), o brincar é uma característica primordial na vida das crianças, porque é bom, é gostoso e dá felicidade. Além disso, ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente, são outros pontos positivos dessa prática.
" Brincar é condição fundamental para ser sério."
             Arquimedes
A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário